COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Propaganda de inseticida no Discovery Kids !!!!!!!!!!!!!!




No final do ano passado me surpreendi ao ver a propaganda do inseticida Rodox nos intervalos do Discovery Kids. Fiquei surpresa por dois motivos, primeiro por ser totalmente inapropriado um comercial deste num canal destinado a crianças em fase pré-escolar e segundo por ser uma das propagandas de maior mal gosto que já vi, onde um desenho horrível de duas baratas é trucidado pelo produto, terminando o comercial com uma delas dizendo: “Que raiva !”
Sorte que logo saiu do ar, mas não ficamos livres por muito tempo. Agora é a vez da propaganda do SBP com a mãe maravilhosa voltando do trabalho para uma família perfeita. Tudo bem que a propaganda é muito melhor do que a outra, mas vale a mesma reflexão. Por que produtos destinados à adultos veiculam comerciais num canal exclusivo para crianças pequenas ?
Existem duas explicações: a primeira mais obvia é que devido a falta de tempo das mães e pais que trabalham fora, a televisão é o elo de ligação da família, que assiste junto normalmente os programas preferidos dos filhos. A segunda, diz respeito a uma tendência do marketing moderno de conquistar e fidelizar os clientes cada vez mais cedo.
Segundo pesquisa da Interscience de 2003, 61% das crianças acompanham os pais ao supermercado e 71% exercem algum tipo de influencia nas compras. É de olho nessa influencia que estes produtos parecem estar, mas tudo tem um limite. Inseticida é um produto que deve ser escolhido por alguém que tenha discernimento e entenda pelo menos quais os benefícios e perigos deste tipo de produto, pois não devemos esquecer que mesmo sem cheiro, inseticida é veneno !!!!!!!!!!!
Não se sabe ao certo quais são as conseqüências que informações inadequadas podem trazer ao desenvolvimento de crianças pequenas. No mínimo terão uma visão distorcida da realidade, pois ainda não conseguem entender a real diferença entre ator e personagem e parecem aceitar como verdade tudo que vêem na televisão.
Conheço pessoas que até a idade adulta tinham a visão de família feliz calcada numa propaganda de margarina. São coisas que vem de encontro aos nossos sonhos e que exigem maturidade para entender que só estão na TV para nos fazer comprar uma determinada marca e não a concorrente.
O pior é o posicionamento do canal. Tudo bem que uma emissora de televisão precisa de dinheiro para se manter e o ganha através da venda dos intervalos comerciais, mas emissoras que trabalham com nichos deveriam ser mais criteriosas e aceitar somente anúncios de produtos destinados àquele público a que se destinam.
Já é difícil lidar com o “eu quero” a cada comercial de brinquedo; só falta agora ter que contornar o “eu quero o inseticida x”.

Bjs e boa reflexão

Vivian Braunstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário