COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Programas de TV indicados para crianças


Segundo dados do IBOPE as crianças brasileiras passam quase 5 horas à frente da televisão, por isso é importante selecionarmos bem o que nossos filhos estão assistindo. Bia Rosenberg afirma que crianças em fase pré-escolar não devem assistir programas de adultos, pois eles alteram sua percepção de mundo. Sugiro alguns programas que também são recomendados por especialistas:

Crianças de 0 a 2 anos

Alguns pediatras não recomendam que bebês menores de 6 meses assistam televisão. Acima desta idade, até uma hora por dia não faz mal. Na TV aberta não há muita opção, mas as crianças pequenas normalmente ficam atraídas pelos bonecos do Cocoricó (TV Cultura - Segunda a sexta às 10h e 16h30; site - http://www.tvcultura.com.br/cocorico/). A história gira em torno do Julio, um menino de 6 anos e os animais da Fazenda onde moram. Apesar de ser recomendado para crianças maiores, as músicas e as cores vivas dos personagens atraem mais as crianças menores, que se identificam com figuras similares às figuras humanas.

Na TV paga existem mais opções:
O canal Discovery Kids tem uma grade bem recheada de programas interessantes. Nessa fase as crianças costumam gostar do Barney, um dinossauro bordô que canta, dança e ensina sobre valores e cidadania (todos os dias às 13:00 e às 19:30); do Hi 5, um programa com 5 apresentadores que trabalham os 5 sentidos (todos os dias às 9:30, às 17:00 e às 21:30) e é claro dos Backyardigans, os 5 bichinhos coloridos que fantasiam aventuras no fundo do quintal (todos os dias às 10:00, às 17:30 e às 22:00). Estes programas têm algumas características comuns que atraem esta faixa etária: Todos mexem com a fantasia e imaginação, tem cenários relativamente simples, músicas fáceis de memorizar, muita cor e mensagens curtas. Vale também uma olhada no Pocoyo, um desenho simples e sem muitos elementos, num ritmo mais fácil de acompanhar pelos pequenos (sábados e domingos às 6:30 e às 15:00).

A TV Ratimbum também tem programas interessantes para essa faixa. Cocoricó (Todos os dias - 1h, 7h, 10h45, segunda a sexta - 15h30 e 18h, sábado e domingo - 18h15); Vila Sésamo, um programa com bonecos apresentando quadros curtos (Segunda a domingo - 11h30, 16h30, 21h30 e 5h30).

Até às 10:00h o canal Nickelodeon, apresenta a programação do Nick Jr. De segunda à sexta, às 6:00 passa "As pistas de Blue" ou "O quarto de Blue", um programa que mistura um apresentador aos cachorrinhos de desenho animado e dá as primeiras noções sobre cores, números, opostos. Às 7:30 passa "Os Super fofos" (um coelho, uma tartaruga e um ramster) que ensinam a brincar junto e a ajudar.

Todos os dias a partir das 9:00, no National Geographic, também existem boas opções como os cubos mágicos, animação em 3D que ensina e diverte usando formas, cores e música e a Fazendinha Macdonald, com bonecos e atores que passa às 10:30.
No Disney Channel às 9:00h tem a casa do Mickey. Acho que não preciso dar referências sobre o ratinho da nossa infância. O que se pode dizer é que esta é uma versão moderna feita no computador, mas mesmo assim é bem legal.

Crianças de 3 a 7 anos
Para essa faixa existem mais opções, já que crianças nessa idade começam a ter maior compreensão do mundo.
Na TV aberta a TV Cultura tem desenhos e programas bem adequados, como Castelo Ra-tim-bum (Segunda a sexta, às 13h30 e às 18h15), que conta a história de um bruxinho de 300 anos, sua família e amigos. Os desenhos animados Jakers (Segunda a sexta, às 10h30 e 14h30 - Sábado, às 14h) que conta as aventuras de um porquinho e seus amigos (um tourinho e uma pata) na Irlanda da década de 50; Pink Dinky Doo (Segunda a sexta, às 11h e 17h) animação original que mistura desenhos infantis e colagens e mostra uma menina que conta histórias fantasiosas, dentro de uma caixa de papelão, para seu irmão e seu porquinho da Índia; e Caillou (Segunda a sábado, às 12h45) um menino de 4 anos que se desenvolve e aprende coisas novas a cada episódio.

No SBT vale uma olhada no programa Sábado Animado da apresentadora Maisa, a menininha que deixou o Silvio Santos em várias saias justas quando foi entrevistada e vem se mostrando um fenômeno. É a formula tradicional apresentadora + brincadeiras + desenhos, mas é diversão pura para as manhãs de sábado, principalmente por causa dos desenhos Baby Looney Toons, o pequeno Scooby-Doo, Tom & Jerry Kids, Os apuros de Penélope e Os Flinstons. À partir das 10:30.
Na Globo a TV Globinho também usa a fórmula tradicional apresentadora + brincadeiras + desenho. Os desenhos são meio violentos, mas dentro do programa passa o Sítio do Pica-Pau-Amarelo. De segunda a sexta à partir das 9:30h
A rede Record resgatou o maior malandrinho da TV: O Pica-pau. Todos os dias às 12:00 e às 17:45.

Na TV paga as opções são imensas. Cuidado para não ficar mais tempo na TV do que seu / sua filho/ filha.

No Discovery Kids além dos desenhos que também passam na Cultura, Pinky (segunda a sexta às 18:30) e Caillou (segunda a sexta 7:30 e sábados e domingos às 16:30), vale a pena dar uma olhada em Charlie e Lola, que conta o dia a dia de dois irmãos (segunda a sexta às 8:00 e às 20:30 sábados e domingos às 9:00 e às 20:30), no Mister Maker um professos amalucado que ensina a fazer arte (segunda a sexta às 9:00, às 14:30 e às 20:00 e sábados e domingos às 12:00 e às 20:00) e no programa Lazytown, uma cidade fictícia com aventuras, um super-herói atualíssimo e um vilão bobão que sempre se dá mal (segunda a sexta às 16:30 e às 22:30). È bom ressaltar que tudo que passa no Discovery kids vale a pena, principalmente o Doky, um cachorrinho que aparece nos intervalos e ensina várias coisas para garotada.

A TV Ratimbum também é um canal recheado de atrações interessantes. O Castelo Ra-tim-bum (Todo dia - 9h15, 12h30 e 3h15 e Fim de semana também às 20h20); baú de histórias, contadas por dois atores (Segunda a domingo 8h15, 11h, 16h, 2h15, 5h e segunda a sexta 8h15, 11h, 16h, 18h20, 2h15, 5h), De onde vem?, um programa interessantíssimo que explica de onde vem o pão, o fósforo e outras curiosidades pertinentes a essa faixa etária (Segunda a sexta - 15h20 e Sábado e domingo - 00h55); e Teatro Ra-tim-bum, um teleteatro bem elaborado (Sábado e domingo - 14h35 e 19h).

Dentro da programação do Nick Jr. Os primos Dora a aventureira e Go Diego Go, são duas crianças heróis que, cada um em seu desenho, vivem aventuras em ritmo de vídeo game e de quebra ensinam palavras básicas em inglês (segunda a sábado às 6:30, às 7:00, às 8:30 e às 9:00). Para os maiorzinhos, todos os dias em vários horários (a grade não é bem horizontal) Bob Esponja, Avatar e Jimmy Nêutron.

O Cartoon Network tem desenhos inapropriados para esta faixa, mas se seu/sua filho/ filha insistir, os menos nocivos são as Meninas Superpoderosas (sem horário fixo na grade) e Bem 10 (todos os dias às 11:30, às 15:00 e às 19:00) , o herói do momento. Ambos tem em comum o fato de serem crianças que ganharam super poderes e lutam contra os montros do mal.

Na Futura, um programinha gostoso para toda a família é Teça na TV. É uma série com atores mirins que mostra o dia a dia de uma turminha de amigos. (Segunda a sexta às 9:00, às 14:00 e às 19:00).
Os horário são fornecidos nos sites das emissoras e são sujeites a alterações.

No mais, boa diversão

Vivian Braunstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário