COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Hora de dormir


Você tem dificuldades em por seu filho / filha para dormir? Ele / ela pede para deixar o abajur ligado? Pede que você vasculhe o quarto para ter certeza de que não há nenhum monstro ou bruxa escondido? Pede água várias vezes? Quer que você conte histórias ou segure sua mão?

Bem vinda ao clube.

A partir dos 3 anos aproximadamente, as crianças começam a lidar com os conflitos naturais do desenvolvimento. É também o início da fase da fantasia.

A guerra contra o sono é causada por vários motivos: a criança não quer que o dia termine, não quer parar de brincar, não quer se separar dos pais e muitas vezes não quer entrar no mundo dos sonhos, povoado por monstros e bruxas.

Então, como resolver esse entrave sem transformar sua casa num campo de batalha?

Os especialistas recomendam que as crianças não se excitem demais antes de dormir, portanto nada de brincadeiras de correr, pegar, assustar, etc. O horário biológico do sono é entre 20:00h e 21:00h. Esse horário deve ser respeitado sempre (salvo raras exceções, como uma festa de aniversários num sábado a noite, apesar de eu não concordar com festas infantis no horário noturno). Outra recomendação é criar um ritual que dê segurança e tranqüilidade à criança, como tomar banho (relaxa), escovar os dentes, contar uma história. Outro elemento que pode auxiliar seu filho / filha a dormir é o objeto transacional, que pode ser um bichinho de pelúcia, uma fralda, uma pequena peça de roupa da mãe. Ele ajuda a criança a adquirir segurança afetiva e social até aproximadamente 7 anos.

Se nada disso ajudar, leia o livro "Nana nenê: como resolver o problema da insônia infantil" de Eduard Estivill e Sylvia de Béjar. Os métodos são meio radicais, mas dá para aprender várias coisas. Felizmente li quando meu filho nasceu e não precisei chegar à péssima experiência de deixá-lo chorando.

Agora se seu filho / filha é menor do que 3 anos, e tem dificuldades para dormir, você precisará de uma dose extra de força de vontade. Na maioria das vezes bebes com menos de um ano e que não tenham cólicas ou não estejam doentes, não dormem a noite em função dos maus hábitos dos pais. Reveja suas rotinas. Desde que nasce a criança precisa aprender a diferença entre dia e noite, por isso durante o dia deixe as persianas e cortinas abertas e os barulhos habituais da casa e a noite deixe tudo bem escurinho e silencioso. Lembre-se o bebê passou 9 meses no escuro e antes dos 3 anos não tem noção de medo e perigos, por isso nada de luzinhas à noite. O banho antes de dormir é muito importante para relaxar a criança e é impreterível respeitar o horário biológico do sono. Uma mamadeira de leite bem quentinha também ajuda a relaxar. Você também pode criar um ritual antes de seu filho/filha dormir, pois nessa idade as crianças precisam de regras e horários para sentir-se seguras. Assim elas terão certeza de que sua fome será saciada quando a "barriginha roncar" e que poderão descansar quando tiverem sono.

Até os 3 anos segui essas dicas e posso contar nos dedos quantas vezes meu filho acordou a noite. As 3 ou 4 foram com febre ou dor de ouvido, mas nunca por terem insônia.

Hoje com o início dos conflitos (edipiano e da castração) está começando a ficar um pouco mais difícil ir para a cama, mas ele ainda tem as noites de sono tranqüilas. Um bom amigo que me ajuda quando meu pequeno resiste a ir para cama é o Doki e sua vinheta hora de dormir.


Bjs e boa sorte

Vivian Braunstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário