COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Medo Infantil





Normalmente quem coloca meu filho para dormir é o pai. Eles têm seus rituais antes de dormir do qual eu não faço parte. É importante essa intimidade entre pai e filho por causa do complexo edipiano, mas nesta semana o pai não estava e eu tive que colocar o menino na cama. Foi ai que descobri que meu filho, que sempre dormiu no escuro e sozinho desde que nasceu, têm medo do escuro. Aliás, do escuro não, mas dos monstros, lobisomens e bruxas que povoam o imaginário infantil.
O que fazer para proteger a criança sem sufocá-la, impedindo seu desenvolvimento sadio. Sim porque o ter medo faz parte do desenvolvimento infantil. Não se pode reprimir o medo e nem obrigar a criança a enfrentá-lo se ela não estiver preparada, sob o risco de deixá-la traumatizada.
Me muni do arsenal de brinquedos espalhados pelas prateleiras, e assim a Papa (pata que canta e dança), o Tigre (de pelúcia), O Bubba (boneco de pelúcia), o Julio e o porquinho do Cocoricó, o Buzz, o Woody e a Jesse (Toy Story), junto com os Mickeys e cachorrinhos de pelúcia, passaram a proteger meu pequeno. O Woody e a Jessé ganharam o privilégio de dormir na cama com ele.
O medo dos seres imaginários, que acomete crianças de até 7 anos é normal e passa com o tempo. Depois surgem os medos das situações abstratas como a morte e as perdas. Todos devem passar sozinhos e transformar aos poucos nossos pequenos em adultos bem resolvidos e equilibrados.

Se seu filho / filha sente medo de alguma coisa real ou imaginária. Não force!!!!!!!!!!!! Deixe-o (a) senti-se protegido (a), pelos pais, babás, avós, tios, professores ou como o meu pelos amigos da infância (os brinquedos). Só assim ele / ela conseguira superar os medos e seguir o caminho saudável do desenvolvimento.


Bjs e boa sorte,

Vivian Braunstein


Nenhum comentário:

Postar um comentário