COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Seu filho / filha quer outra mãe ?

Se alguma vez você ouviu de seu filho/ filha “Não quero mais você, quero outra mãe”, não se desespere. “Coraline e o Mundo Secreto” nele / nela.

Não entendeu? “Coraline e o Mundo Secreto” é um desenho animado, meio gótico, quase sombrio, de 2009 dirigido por Henry Selick, numa adaptação do romance de Neil Gaiman de 2002, e conta a história de uma menina que sentindo-se ignorada pelos pais quando mudam-se para uma apartamento antigo e reformado, encontra uma porta secreta que a leva a um mundo quase igual aos seu. Porém neste mundo seus pais, com botões no lugar dos olhos, fazem tudo o que ela deseja. As fichas caem de que alguma coisa não está certa, quando ela descobre que a “outra mãe” não é bem o que parece ser.

Numa cena marcante, quando seus pais verdadeiros somem, ela coloca alguns objetos pessoais deles nos travesseiros enrolados e dorme com os “bonecos” que fez.

É um filme que faz a criança pensar: “Não quero outra mãe, a minha pode não me deixar fazer tudo, mas me ama de verdade” porque a “outra mãe” no filme é um monstro. Lliteralmente.

Quando a criança começa a andar, inicia o processo de conquista da autonomia e em alguns momentos enxerga a mãe, que antes fazia absolutamente tudo por ela, como uma barreira. Por outro lado, mais ou menos a partir dos 2 anos inicia a fase do complexo de Édipo (acontece com meninos e meninas) e seu relacionamento com ambos os pais passa a ser conflitante. É conflito demais para tão pouca maturidade.

Apesar de Coraline ter por volta de 8 anos, o filme cai como uma luva para crianças menores. A busca pela autonomia e pelo poder, o testar os limites, os sentimentos conflitantes em relação aos pais, e todos os percalços que passamos são muito bem ilustrados no filme. Numa cana, a menina vai com a mãe verdadeira comprar uniforme. Todas as roupas que a mãe escolhe são monocromáticas e a menina quer um par de luvas coloridas para ir à escola. Ela fica muito frustrada quando a mãe diz não. Como escape, ao chegar na outra casa, a outra mãe lhe dá de presente uma roupa nova, toda colorida. Esse tipo de mensagem atinge parcialmente crianças pequenas, mas elas se identificam. O Mundo Secreto de Coraline pode ser muito bem o mundo de fantasia para onde as crianças pequenas vão para resolver seus conflitos.

Quando meu filho começa a fazer birra e não quer obedecer, só pergunto se ele quer a outra mãe, igual a da Coraline. Não preciso nem dizer qual é a resposta.

No fundo toda criança quer regras e limites, ela precisa disto para se sentir segura. Por mais que queira tudo o que vê e pede, o faz porque sabe que não vai ganhar, e se ganhar, não dará valor. O pedir também faz parte do testar os limites. Por isso não fique triste quando seu filho / filha disser que quer outra mãe. Na verdade ele / ela quer espaço, mas também limites.

Talvez isto responda também a alguns questionamentos que recebi de pais sobre ter a Barbie como modelo. A criança frustrada, mas ao mesmo tempo segura, com os limites impostos pelos pais, precisa de um escape na fantasia. É melhor que seja a Barbie ou o Ben 10 do que uma outra mãe ou outro pai. Isso passa por volta dos 7 anos. E aí novos problemas aparecem. Mais uma vez: Ninguém disse que crescer é fácil e muito menos criar um filho.

Ficha Técnica:
Filme: Coraline e o Mundo Secreto. Henry Selick. 2009
Livro: Coraline. Gaiman, Neil. Rocco, 2002

Bjs e boa sorte.

Vivian Braunstein

3 comentários:

  1. Vi, vc acertou em cheio essa semana...
    Os 2 aqui têm me dito isso praticamente todos os dias, rssssss....
    Agora estou mais tranquila...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia! Meu nome é Priscila e ando passando por isso com a minha filha de 5 anos,eu sou gorda e agora ela diz que quer uma outra mãe e magra,foi tanto ouvir isso,parece que eu quem sou a criança agora Rsrs.. chorei e me magoou muito ouvir isso, e para acaba ela não quer mas dormi comigo só com a avó, sempre fui e sou uma mãe boa,mas sou rígida também,canto pra ela dormi, ensinei ela a fazer a oração todo noite,papai briga sou eu quem estou ali,fora que estou o dia inteiro ao lado dela, a minha sogra e meu esposo trabalha mais e o dia todo, fico muito triste em ouvir a minha filha dizer que quer uma outra mãe e magra. Se poder me dar seu conselho ,uma opinião ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mãe, a primeira coisa é ficar calma e não deixar que sua filha perceba que as atitudes dela afetam você. Com 5 anos a criança aprende que pode desafiar a autoridade dos pais e como você mesma disse, é rígida com ela. Na hora que você diz não, ela fica com raiva e quer revidar. Como ? Atingindo você no que lhe incomoda. Por isso diz que você é gorda, responde mal e não quer dormir com você.
      Daqui para frente, quando ela lhe chamar de gorda, por exemplo, responda que você é feliz assim, que se sente bonita, que existem pessoas gordas e magras e que isso não lhe incomoda. Quando ela disser que prefere domir com a avó, diga que acha legal que ela tenha esse carinho por uma pessoa mais velha. Desarme todos os argumentos dela e verá que em pouco tempo ela mudará de atitude.
      O importante é que todos na casa estejam de acordo que não devem ceder as chantagens emocionais da criança.
      Seja firme, nem que tenha que chorar escondida no banheiro depois, mas não deixe que ela perceba que atingiu você, caso contrário ela irá controlar você.
      Não ceda !!! Continue sendo rígida e deixe que ela entenda que na vida todos temos que obedecer em algum momento.
      Quando ela lhe ofender, respire fundo, conte até dez e finja que não liga. Você vai ver que em pouco tempo ela irá parar.
      Fique bem, bjs e boa sorte !!!!

      Excluir