COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Tirania Infantil



Semana passada um amigo me mandou um artigo do Contardo Calligaris sobre tirania infantil como sugestão de assunto para o blog. Tema interessante, que me fez pensar durante o carnaval.
O que é realmente a tirania infantil? Pelo que pesquisei, são atitudes desconfortáveis aos pais, cometidas por crianças desprovidas de limites ou que tem limites em excesso. Até aí, tudo bem; mas como detectar se as manhas e birras são realmente tiranias ou se são parte do desenvolvimento. Até os 4 anos a criança usa destes artifícios para se impor e isto é normal, assim como as mordidas e brigas com os amiguinhos de escola. Já falamos sobre isso; faz parte da sociabilização e da compreensão do mundo.
Não podemos esquecer que hoje, a maioria dos pais realmente faz quase tudo que as crianças querem não só pelo sentimento de culpa causado pela ausência (principalmente das mães), mas também por uma questão financeira. Experimente comprar uma bolacha que não tem o personagem da moda na embalagem ou que não seja igual a que o amiguinho/ amiguinha leva na lancheira. Eles simplesmente não comem e lá vai seu suado dinheiro para o lixo junto com as bolachas mofadas. O poder das crianças sobre os adultos é tão grande que elas decidem 80% das compras da casa (InterScience 2003).
Então onde está realmente a tirania? Na manifestação desesperada de crianças que precisam de ajuda (ou seriam os Pais que precisam de ajuda?) ou no nosso estilo de vida aonde uma criança escolhe até a marca do sabão em pó?
O desenvolvimento das crianças segue algumas regrinhas básicas que não tiveram tantas alterações desde que foram analisadas por Freud, Piaget, Pavlov, Skiner e outros profissionais consagrados de séculos anteriores. É lógico que os fatores sociais têm grande influencia. Meu filho faz coisas que o pai dele e eu não fazíamos na sua idade. Nesse aspecto ele é bem mais maduro do que nós éramos aos quase 4 anos. Hoje as crianças já nascem no computador e na frente da televisão. Deve ter algum ajuste biológico no cérebro para absorver tanta informação, mas ainda acho que o problema não está nos filhos e sim nos pais.
Nunca foi fácil educar uma criança. Em outras épocas os pais mandavam os filhos para colégios internos, e os padres e freiras que se virassem. Longe dos pais as crianças perdiam o referencial e acabavam se comportando. Eram condicionadas para isso, e se fizessem alguma coisa errada, dá-lhe castigo. Alguém ousava contestar? Saiam de lá “preparadas para vida”. Mas felizmente as coisas não são mais assim e temos a oportunidade de formar pessoas melhores do que nós.
Calligaris fala em seu artigo que os pais enxergam os filhos com extensão de suas vidas finitas. Não sei, pode ser. E se for, é melhor tratarmos de aprender a sermos pais equilibrados no que permitir ou não. Não é tarefa fácil, mas com certeza vale a pena. A futura saúde mental de seus filhos agradecem.

Bjs e boa sorte.

Vivian Braunstein

Um comentário:

  1. Acrescento ainda, que as crianças sofrem muito mais com esta condição que lhe foi criada, a de ser tirano. Se esa situação nao for revertida, poderá, potencialmente, ser um adolescente com sério sofrimento psíquico.

    ResponderExcluir