COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

BIRRA

Assista ao vídeo antes de ler.


Se você tem filho / filha em idade pré-escolar com certeza já passou por isso. Seu pequeno (a) gritando e esperneando num lugar público só porque você não fez o que ele / ela quis. Todo mundo fica olhando e você quer dar uma de ema e enfiar a cabeça num buraco de tanta vergonha. Calma, nem tudo está perdido.
A birra faz parte do desenvolvimento infantil e todas as crianças pequenas fazem em maior ou menor grau. Mas por quê?
Até mais ou menos 4 anos, a criança é egocêntrica e acha que o adulto tem obrigação de entendê-la e de fazer tudo o que ela quer. Somado a isto, muitas vezes ela não sabe se manifestar direito através das palavras, fazendo prevalecer sua força através da birra. Se o adulto cede à chantagem emocional seja por pena, seja por vergonha (na maioria das vezes as crises são no meio do supermercado ou no corredor do Shopping), ele condiciona a criança a obter o que deseja através da birra, e o pior: ela vai se aperfeiçoando na arte de fazer birra.
A combatividade é natural em crianças pequenas. Elas batem e mordem os amiguinhos (forças iguais) na disputa por um objeto ou pela atenção de um adulto e fazem birra quando o oponente é nitidamente mais forte (o próprio adulto). Os pedagogos e psicólogos não aconselha podar as manifestações infantis e sim conduzir a criança à próxima fase do desenvolvimento, usando um reforço, do tipo: “Peça por favor que a mamãe / papai faz, não precisa ficar tão bravo, é só pedir” ou “A mamãe / papai não tem dinheiro agora, não podemos sair da loja com o brinquedo sem pagar !!! Levar sem pagar é errado.” ou ainda, “Em casa tem um biscoito mais gostoso de que esse, é aquele que você adora”. É importante evitar o uso da palavra “não”. Sei que é difícil, mas é uma questão de treino. Outra coisa importante e também difícil: Procure manter a calma e falar carinhosamente. Se você começar a brigar, incentivará a combatividade e consequentemente aumentará o escândalo. Já passei muita vergonha no Shopping, mas também já consegui sair da loja de brinquedos ilesa, sem “pitis” e sem comprar nada. Demorou, mas consegui convencer meu filho de que naquele momento ele não precisava daquele brinquedo. Não sou o tipo de mãe radical que acha que presente é só no Natal e no aniversário, mas seleciono um pouco “o querer”; caso contrário precisaria de outro apartamento (e mais dois empregos simultâneos) para guardar tudo que meu filho pede. É preciso saber dosar o sim e o não. Brinquedos são importantes para o desenvolvimento infantil. São ferramentas para as brincadeiras e para socialização. Crianças pequenas não permanecem muito tempo focadas numa única atividade e precisam diversificar. É por isso que no final do dia, parece que passou um furacão no quarto do seu filho / filha.
Os presentes também podem funcionar como um reforço positivo. Alguns profissionais e pais são contra “comprar” as crianças, mas em fase pré-escolar elas não entendem bem abstrações e referencias fora de seu contexto. Ex. Se você estudar agora arrumará um bom emprego quando for adulto. Helo!!! Para criança ser adulto é poder fazer o que a mãe não deixa. Elas não têm noção do que é emprego. O que funciona mesmo é: Se você passar de ano te dou um Wii.

Bjs e boa sorte.
Vivian Braunstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário