COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







sábado, 20 de junho de 2009

Campanha de vacinação

Como hoje foi dia de campanha de vacinação contra pólio vou falar um pouco sobre vacinas.
Deveria ser um assunto corriqueiro como comer ou tomar banho, mas ainda existe polemica entorno dele e encontro pessoas que são resistentes às vacinas, inclusive pediatras. Já ouvi de várias mães frases como “o pediatra do meu filho falou para não dar as gotinhas da campanha!!!!!” ou “conheço um amigo que tem um amigo que deu a vacina e a criança ficou doente!!!!!!”
Tudo bem, cada um sabe da responsabilidade que tem quando põe um filho no mundo e como diz o ditado popular “sua cabeça seu guia”. Mas convenhamos, se o mundo todo realiza campanhas e a grande maioria dos médicos recomenda, elas devem funcionar. Várias doenças que um dia foram epidemias estão erradicadas por causa das vacinas.

Realmente algumas vacinas como a contra meningite podem dar febre, é uma reação natural do organismo, mas normalmente os médicos que aplicam a vacina avisam aos pais e prescrevem anti-térmico.

O único problema que vejo na vacinação é que algumas não são encontradas na rede pública, o que faz com que alguns pais não as dêem por não ter condições, porque vacina é uma medicação cara.

Mas de qualquer forma é super importante vacinar os filhos garantindo sua saúde e a das crianças com quem eles se relacionam.

Na primeira vacina do meu filho (com dias de vida) não consegui entrar na sala, mas dei. O pai segurou e eu fique fora chorando mais do que ele, mas tinha consciência de que é melhor a dor da picada do que a da doença ou pior da perda por falta de prevenção.

As vacinas ativam os sistemas de defesa do organismo, criando imunidade contra as doenças que elas previnem.
Peguei uma definição de vacina bem fácil de entender no site Sua Pesquisa:

“Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.O pesquisador francês Louis Pasteur foi o pioneiro nas pesquisas com vacinas. Foi ele que desenvolveu a vacina anti-rábica (contra a raiva, doença transmitida aos homens por animais).

Atualmente, existem vacinas para diversas doenças (gripe, malária, poliomielite, febre amarela, rubéola, tétano, etc.) e até mesmo contra determinados tipos de alergias. As campanhas de vacinação, coordenadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) têm conseguido controlar e, em alguns casos, até mesmo erradicar doenças.”

E aí, depois de tudo isso vai arriscar não dar?

Se você não levou seu filho a um posto volante da campanha tente levar segunda no posto de saúde ou numa clinica particular (quando é vacinação de campanha eles dão gratuitamente). Não brinque com a saúde de seu filho. Um dia ele irá lhe agradecer.
Abaixo o calendário recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria – 2009.


Fonte : http://guiadobebe.uol.com.br/cvacina/calendario_de_vacinacao.htm acessado em 20/06/09

Bjs e boa sorte

Vivian Braunstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário