COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







sábado, 2 de maio de 2009

Heróis

Em fase final de MBA só consigo pensar no meu trabalho de conclusão que associa personagens famosos às crianças. Por isso vou falar um pouco sobre a relação das crianças de 3 a 6 anos com os personagens de animação.

É nesta fase que elas dão adeus aos Discovery Kids e descobrem o Cartoon Netework e o Disney Channel. E não adianta boicotar porque os amiguinhos / amiguinhas da escola também assistem. E atire a primeira pedra quem ainda não comprou um omnitrix para seu filho ou um kit princesa para sua filha.

Se seu filho / filha não quer mais saber do Barney e do Cocoricó e você está dando graças a Deus por não ter mais que escutar aquelas musicas cantadas por adultos que imitam crianças, prepare-se porque ao invés de contar o que fazem durante o dia, o que você vai começar a ouvir é como os Backyardigans, o Homem Aranha e a Cinderela fizeram ou não determinada coisa. Só mudam os personagens, mas a insistência é a mesma. Estamos crescendo junto com nossos filhos e vivenciando junto com eles as fases da infância.

É o auge da magia e da fantasia. Aproveite, pois segundo especialistas, atualmente esta é a última etapa da infância. Com 8-9 anos as crianças já não querem mais brincar e começam a entrar em outra etapa. A dos ídolos de filmes juvenis. Foi-se o tempo que criança brincava até os 12-13 anos. Agora na pré-adolescência querem participar de comunidades da NET e jogar videogame. Os ídolos passam por suas vidas com a velocidade de um supersônico. Minha sobrinha de 12 anos que o diga. Em pouco mais de um ano foram High School Musical, Hanna Montana e agora o fenômeno infanto-juvenil Crepúsculo.

Na nossa vez serão outros com certeza, pois esta é a época das alterações hormonais e também da inconstância.

Voltando aos pequenos, mais uma vez paciência. Você sobreviveu ao Cocoricó por isso sobreviverá aos heróis e princesas como também sobreviverá aos vampiros e monstros do Crepúsculo. Amamos nossos pequenos e queremos que eles sejam felizes.

A fantasia faz parte das etapas do crescimento, e aqueles que são contra o consumo exagerado e às influências da TV, e fazem oposição sistemática a eles, cuidado! Quando colocamos nossos filhos na sociedade eles sentem necessidade de pertencer, e vão imitar o comportamento daqueles que admiram. Não é melhor você ficar ao lado dele / dela participando de sua vida e orientando pelo melhor caminho ao invés de afastar-se dele / dela? Porque é isso que irá acontecer se você achar que não deve comprar a fantasia do Batman ou da Bela, enquanto todos na escola têm.

Temos que entender que somos uma geração privilegiada por ter acesso fácil à informação, por isso seja mãe e/ou pai, mas também seja companheiro de seu filho / filha. Não estou dizendo para ir com ele/ ela para balada, mas sim aproximar-se dele / dela a fim de encontrar seus ouvidos bem abertos quando chegar a hora das orientações e proibições mais difíceis na adolescência.

Por isso vamos lutar contra o Lex Luthor e o Coringa e tomar chá com a Branca de Neve e com a Yasmin, felizes por estarmos participando de um momento importante da vida de nossos filhos.

Quando meu filho não contava nada do que fazia na escola, para ao invés disso, me contar como o Superman salvou a Lois num avião desgovernado ou como o Pedrinho pegou o Saci, eu ficava chateada. Agora entendo que ele me conta o que é importante para ele. Ele quer contar aquilo que realmente interessa. O que faz parte de seu universo e o deixa feliz.

Este processo pode ser mais intenso em algumas crianças do que em outras, mas de qualquer forma ele existe, por isso aproveite e brinque!!!!!!!!!!
Bjs e boa diversão
Vivian Braunstein

Um comentário:

  1. Oi,faço parte da comunidade mãe de meninos como vc e vi vc comentando sobre seu blog...também tenho um,onde conto as peripécias do meu filho,falo sobre várias coisas tambem..brinco,enfim..se quisr me visitar...parabéns pelo post,eu também já comprei vários omnitrix!kkkkk...
    http://presentedadeusa-2.blogspot.com

    ResponderExcluir