COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







sexta-feira, 24 de abril de 2009

Quando o pai fica em casa



“O pai investe o melhor de si na formação de seus filhos, respeitando o tempo necessário para o seu amadurecimento. Em cada fase da vida, ele transmite a dose certa de ensinamentos, inspirando pelo bom exemplo e incentivando novas descobertas. O pai está sempre ao lado do filho, protegendo e exalando confiança.” Sergio Buaiz - Livro Pai-Líder

Tenho vários casais de amigos que estão sofrendo com a perda do emprego do marido devido à crise. Isso me fez refletir como essa alteração na estrutura familiar pode afetar as crianças.

Existe o lado negativo da tensão e desespero de não ter dinheiro no final do mês para pagar as contas, mas existe também o lado bom do contato mais intenso dos pais com seus filhos.

Porque tantos pais de família estão ficando desempregados? Talvez porque as mulheres ganhem menos e se adaptem melhor às mudanças corporativas. Nossa sociedade está mudando e felizmente ou infelizmente todos acabamos pegando carona nestas mudanças, mas isso não é assunto para ser discutido aqui. Vamos falar das crianças.

A tensão que o desemprego gera pode ser prejudicial a sua saúde e a dos seus filhos. Crianças são sensíveis às mudanças comportamentais dos pais, por isso tente manter a calma, para evitar que seu filho perca o sono, volte a fazer xixi nas calças e comece a bater nos amiguinhos da escola.
Antes privilégio exclusivo das mães, o cuidar dos filhos pelos pais os deixa mais seguros e preparados para o mundo. As mães têm um tendência natural a serem super-protetoras, e chamarem seus filhos de “tesouro”, tchutchuca”, “fofinho”, “lindinha”; já os pais estimulam os filhos a buscarem sua autonomia e costumam chama-los pelo nome.

Fora isso, a divisão de responsabilidades fica mais equilibrada. É importante para o pai entender como é complicado às vezes fazer um filho comer, tomar banho ou dormir. Também é importante para a criança brincar com o pai, independente de ser menino ou menina.

Por isso pegue uma bola e vá brincar entre uma entrevista e outra sem culpa.

Bjs e boa sorte

Vivian Braunstein

2 comentários:

  1. Bela dica Vivian.

    Acho que o pai naturalmente assume esse papel de estimular a independência dos filhos.

    Foi assim comigo e com as devidas adaptações venho agindo assim também com minha filha.

    Será cultural ou está no DNA?

    ResponderExcluir
  2. É uma pergunta interessante. Existe a tendencia natural dos pais (DNA) em prepararem os filhos para o mundo enquanto as mães querem "por embaixo das asas". Estes são instintos encontrados em várias espécies, mas ultimamente existe uma mudança comportamental das famílias que reforça esta tendência.
    Bjs

    ResponderExcluir