COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







sábado, 9 de maio de 2009

Vamos mudar a escola?

Toda vez que encontro com outras mães o assunto sempre gira em torno da criação dos filhos. Acho que isso acontece pela eterna preocupação em criá-los da melhor forma possível e surge aquela necessidade básica de se certificar de que estamos fazendo tudo certo, ou seja, igual a outras mães.

Ultimamente o assunto “escola” tem tomado boa parte das conversas, talvez até porque, hoje seja o local aonde as crianças podem exercer a infância. Ouvi de uma amiga que como não dá mais para brincar na rua, é na escola que a criança aprende a se sociabilizar. Concordo plenamente.

Assim como a sociedade, as famílias e as relações mudaram e o papel da escola também mudou. Hoje ela assume uma importância muito maior na vida das crianças do que na nossa época. Ninguém mais vai pra lá somente aprender a ler e escrever, para fazer contas e para saber que São Paulo é cidade e também estado e que o Brasil é o país aonde vive.

A criança hoje forma sua personalidade a partir das vivências escolares. Não que antes não fosse assim, mas atualmente a escola está no centro da vida infantil, por isso precisa acompanhar as mudanças.

Esta semana passei uma hora conversando com a diretora da escola do meu filho sobre isso. Fui falar de outros assuntos, mas como este veio à tona, vou repetir aqui minha opinião.

A função do adulto é conduzir a criança a um desenvolvimento sadio. Infelizmente muitas mães trabalham fora e delegam esta tarefa à escola, por isso cabe a ela acompanhar e estimular a fantasia infantil e desenvolver a criatividade da criança. Sugeri a diretora que introduzisse temas mais próximos delas como mote para despertar a curiosidade para assuntos dos projetos de sala de aula.

Usei como exemplo a fala de uma mãe no documentário Criança a alma do negócio da Estela Renner (muito bom por sinal e disponível no Youtube). Ela comentou que não gostava que a filha brincasse com a boneca Pocahontas, porque ela sempre seria a Pocahontas, enquanto uma boneca “comum” poderia ser a mãe, a filha, a professora, a médica, etc... Tudo bem, mas não podemos aproveitar que ela é a Pocahontas e introduzirmos lições sobre os índios, mostrando as diferenças entre índios americanos e brasileiros e como cada um vive. Vejam quantos assuntos podem ser explorados a partir da boneca de um personagem. E tudo pode ser feito de forma lúdica, através das brincadeiras.

Outro tema que acho importante e fundamental no auxílio do desenvolvimento é o Sítio do Pica-pau-amarelo. A obra de Monteiro Lobato permanece atual quando enfoca os arquétipos nos quais a criança se projeta: a menina doce e delicada, quase uma princesa; o menino corajoso, quase um herói; a boneca desbocada, alterego das crianças, astuta e egocêntrica; o boneco de milho, sábio e inteligente; o porquinho guloso e desengonçado; a avó querida, um adulto cúmplice das “aprontações” infantis; uma bá, que mima com bolinhos de chuva e o principal: muita magia e imaginação.

A maioria das escolas só utiliza Monteiro Lobato no ensino fundamental através da literatura, mas porque não usa-lo na pré-escola?

As pedagogas em geral reclamam que hoje tudo vem muito pronto, e que a criança não tem mais espaço para trabalhar a criatividade. Porque não fazer um boneco de milho e a partir daí desenvolvem sobre o tema e sobre os assuntos relacionados (feijão, vagem, comida saudável)?

Existem histórias infantis recheadas de ganchos para introduzir o conhecimento, basta agora que os pedagogos abram um pouco a mente e transformem a escola no gostoso quintal igual ao que Janice Burgess tão sabiamente criou para seus famosos Backyardigans.

Bjs e boa sorte.

Vivian Braunstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário