COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







domingo, 15 de março de 2009

Gêmeos na mesma sala de aula

"A cumplicidade entre gêmeos é um privilégio, mas pode distanciá-los do convívio social; cabe a pais e educadores incentivar o desenvolvimento autônomo, sem prejudicar a intensa ligação afetiva dessas crianças” (Paola Emilia Cicerone).

Um amigo me pediu que escrevesse sobre a conveniência de irmãos gêmeos estudarem na mesma classe. Tenho mais alguns amigos que também tem filhos gêmeos, então vale para eles também. Pesquisei sobre o assunto e as opiniões divergem.

A psicóloga italiana, Piera Brustia é contra gêmeos na mesma sala de aula. Ela acha que a cumplicidade entre os irmãos pode isolá-los das outras crianças a ponto de fazê-los perder o interesse por outras pessoas e prejudicar o desenvolvimento autônomo de cada um. A psicóloga recomenda que sejam levados em conta os interesses individuais de cada um, inclusive nas escolhas pessoais como brinquedos e roupas.

Já Patrícia Maxwell Malmstrom, autora do livro “Criando filhos gêmeos” não vê problemas em colocar os irmãos/ irmãs na mesma sala. Para a autora ao contrário do que diz a psicóloga italiana, os gêmeos devem ficar na mesma sala pelo menos até o ensino fundamental.

Li alguns depoimentos de educadores de escolas de São Paulo, e todos dizem que a análise vai depender do caso. Conheço escolas que juntam e outras que separam. Li também o depoimento de outras psicólogas brasileiras e elas concordam com a colega italiana, achando que as crianças devem ficar separadas.

Assim como todos os assuntos referentes ao comportamento, existem atitudes que pertencem à raça humana e ao inconsciente coletivo e outras decorrentes da personalidade de cada um, por isso é muito difícil generalizar. Conheço gêmeos que ficam bem juntos e outros que não se adaptam ao serem separados. O ponto comum das opiniões que colhi é que a identidade de cada um deve ser preservada, as comparações evitadas e a convivência com outras crianças estimulada.

Posso dar aqui minha opinião. Acho que se for possível separar, separe. Com certeza será uma experiência muito mais enriquecedora para os gêmeos. Caso não seja possível por falta de duas turmas, ou até por problemas de adaptação de um irmãos / irmãs, é interessante conversar com a professora e com a orientação da escola para que a sociabilização seja estimulada mesmo que na mesma classe.

Deixo aqui a referência dos dois livros que encontrei sobre o assunto, mas não li e não sei se são bons (sendo bem sincera).


Bjs e boa semana.

Vivian Braunstein

5 comentários:

  1. Olá, Leitores, tenho filhas gêmeas de 04 anos e recomendo o livro "criando filhos gêmeos" da autora Patrícia Maxwell Malmstrom. comecem a ler desde que seja diagnosticado que a gestação é gemelar. Vai ajudar muito. Obrigado Vivian pela Matéria. Abraço a Todos. Davi Mayer-SP.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian tudo bem????
    Faz algum tempo que você comentou em meu Blog, e fico feliz em perceber que mais e mais pessoas estão preocupadas de alguma forma com as crianças!
    Um grande abraço vou participar mais do seu blog.
    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tenhos duas filhas gémeas verdadeiras, com 6 anos e estão no 1º ano, na mesma escola e na mesma sala. Está a ser difícil no que respeita ao desenvolvimento escolar, são muito distraidas, demoram imenso tempo a fazer os trabalhos. Será que se forem separadas o seu desenvolvimento intelectual mehora?

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria,
    Não encontri conscenso a respeito gêmeos na mesma sala. Alguns psicológos acham que não interfere em nada e outros são trminantemente contra. Minha opinião : gemêos na mesma sala interfere na sociabilização individual, pois os irmãos tenderão a ficar juntos e fechados em seu mundo, mas não acredito que interfira no desenvolvimento intelectual. Se eu fosse você conversaria a respeito primeiro com a orientadora da escola e se não surtir o efeito desejado procuraria auxilio de um psicólogo. O tempo de cada criança nessa fase é diferente de uma para outra. È um momento de transição e de grande aprendizado (alfabetização), talvez suas meninas não estejam amadurecidas neurológicamente, ou talvez precisem de outros tipos de estimulo.
    Boa sorte, espero que consiga resolver da melhor maneira possível a situação.
    Um grande abraço,

    Vivian

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Tenho gêmeos de 6 anos, que estão no 1o. ano e na mesma sala. Quando tinham 3 anos, quiseram separá-los na creche e não permiti, pois ficar um dia inteiro longe um do outro com 3 anos de idade não me pareceu a melhor escolha. Não tiveram argumentos suficientes para me convencer, até porque, sei que as opiniões sobre o assunto são muito divergentes, e cada caso é um caso. Os meus filhos, por exemplo, são bivitelinos, com personalidades completamente diferentes, são super amigos, porém brincam MUITO com outras crianças e ficam bem quando separados, então até o momento não vejo motivo para separá-los, mas se eu perceber que este quadro mudou, com certeza repensarei minha escolha. Acho que ninguém conhece melhor o filho como a mãe, e ninguém melhor que ela (sendo auxiliada por profissionais em que ela confie) para decidir o que é melhor para seus filhos.
    Abs

    ResponderExcluir