Existe o lado negativo da tensão e desespero de não ter dinheiro no final do mês para pagar as contas, mas existe também o lado bom do contato mais intenso dos pais com seus filhos.
A tensão que o desemprego gera pode ser prejudicial a sua saúde e a dos seus filhos. Crianças são sensíveis às mudanças comportamentais dos pais, por isso tente manter a calma, para evitar que seu filho perca o sono, volte a fazer xixi nas calças e comece a bater nos amiguinhos da escola.
Antes privilégio exclusivo das mães, o cuidar dos filhos pelos pais os deixa mais seguros e preparados para o mundo. As mães têm um tendência natural a serem super-protetoras, e chamarem seus filhos de “tesouro”, tchutchuca”, “fofinho”, “lindinha”; já os pais estimulam os filhos a buscarem sua autonomia e costumam chama-los pelo nome.
Fora isso, a divisão de responsabilidades fica mais equilibrada. É importante para o pai entender como é complicado às vezes fazer um filho comer, tomar banho ou dormir. Também é importante para a criança brincar com o pai, independente de ser menino ou menina.
Por isso pegue uma bola e vá brincar entre uma entrevista e outra sem culpa.
Bjs e boa sorte
Vivian Braunstein