COMENTÁRIOS

Queridas mãe,

É sempre um prazer receber e compartilhar seus comentários à respeito dos post x suas experiências e dúvidas, todos sempre são publicados com muito orgulho, mas peço um enorme favor : NÃO MENCIONEM MEDICAÇÕES em seus comentários pois não poderei publicar. Não somos médicas e sim mães. Somente um médico pode receitar medicamentos e às vezes um remédio que é excelente para uma criança não faz efeito em outra podendo causar mais danos do que melhora.
Sei que posso contar com a compreensão e ajuda de vocês.

Obrigada por acreditarem nas minhas palavras e por compartilha-las.

Bj

Vivian Braunstein

PARA REFLETIR

Uma vez Fernanda Montenegro respondeu à Marília Gabriela que ser mãe é não dormir nunca mais. Concordo e acrescento: ser mãe é não parar de se preocupar nunca mais. Toda mãe é um pouco médica para cuidar, um pouco engenheira para construir com Lego, um pouco escritora para inventar histórias na hora de dormir, um pouco professora na hora de ensinar e muito mãe na hora de amar.







quinta-feira, 15 de julho de 2010

Adenóide, Sinusite, otite e outras ites - como previnir o desconforto com uma solução simples

Imagem: http://christianrocha.files.wordpress.com/2008/10/jala_neti.jpg

Há um ano meu filho operou da adenóide e eu fiz um post sobre o assunto. O retorno, através dos comentários de mães e pais desesperados como eu na época, me mostraram como é importante compartilhar as experiências. Sempre ressalto que existem linhas diferentes adotadas pelos médicos e nós, pais leigos, ficamos muitas vezes perdidos. Brinco que mãe (e muitas vezes o pai também) faz faculdade de medicina na prática, mas brincadeiras à parte, tenho uma receitinha simples (mas nada fácil) para evitar o excesso de catarro na região da face.

Isso não vai curar a adenóide, mas vai diminuir o desconforto dos sintomas, causdo por acúmulo de catarro na região do nariz, o que causa sinusite, otite, e outras ites. Foi a pediatra do meu filho que ensinou e uma amiga dentista confirmou numa palestra que assistiu com uma bam bam bam da sua área.

A técnica consiste em lavar o nariz com soro fisiológico, produto barato, comprado em qualquer farmácia. Podem ser aqueles sachês de 10ml ou o frasquinho menor. A pediatra disse que o soro, depois de aberto, pode ficar uma semana fora da geladeira à temperatura ambiente, mas alguns profissionais discordam, por isso é melhor usar as embalagens individuais.

Basta pegar uma seringa grande esterilizada e sem agulha (pode ser a de antibiótico que tem bico largo), encher de soro fisiológico à temperatura ambiente (10 ml) e jogar o líquido dentro da narina da criança. Repetir do outro lado.

Falando assim parece fácil, mas normalmente é preciso duas pessoas para fazer : uma para segurar e outra para aplicar. A criança se debate, chora, vomita, parece que vais se afogar, mas o próprio organismo impede o afogamento. É desconfortável, mas limpa as narinas e a face. Nas primeiras aplicações, dependendo de quanto a criança está congestionada, pode ser duro colocar o líquido para dentro, mas conforme as narinas vão ficando limpas o soro entra mais fácil.

É legal cobrir a criança com uma toalha ou pano, pois quando o soro entra por um lado "jorra" catarro do outro. Faço uma a duas vezes por dia durante uma semana e meu filho melhora. Sempre fiz com ele deitado, mas esta minha amiga disse para fazer em pé com a cabeça ligeiramente inclinada para frente. Acho esta posição difícil, mas fica a critério de cada um. Como complemento, também recomendo sempre um tratamento paralelo com homeopatia, inalação com soro fisiológico e consumo de muita água.

Ficam aí as dicas para aliviar um pouco o sofrimento da criança em momento de crise. No mais continuo a disposição para compartilhar o que aprendi (na raça).

Bjs e boa sorte

Vivian Braunstein
Link interessante : http://www.nasalpote.com.br